JAIRO MARTINS DA SILVA

Pernambucano do Recife, é o presidente-executivo da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

É ainda Juiz do Prêmio Iberoamericano de la Excelencia de la Gestión, membro da Rede Iberoamericana de la Excelencia en la Gestión (Redibex) e da Academia Brasileira da Qualidade (ABQ) e, atualmente, coordenador do Global Excellence Model Council (GEM).

É engenheiro eletrônico graduado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com especialização em Marketing e Propaganda pela Faculdade de Administração e Economia de Curitiba (PR), além de MBA em gestão empresarial pela Duke University, na Carolina do Norte (EUA).

Atua, ainda, como membro dos Conselhos de Administração da Jacto Agrícola, do Movimento Brasil Competitivo (MBC), do Fórum de Inovação da Fundação Getúlio Vargas (FGV - SP), do Global Reporting Iniciative (GRI) e do Instituto Besc - Habitat do Cidadão.

Como voluntário, é Diretor Vice-Presidente da Fundação Casimiro Montenegro Filho (FCMF), entidade de Apoio ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) para cooperação científica, projetos de pesquisa, desenvolvimento e capacitação tecnológica entre empresas, institutos de pesquisa e órgãos de ensino superior. Exerceu as suas atividades profissionais na Siemens, nas áreas de telecomunicações e tecnologia da informação, onde ocupou várias posições no Brasil, América Latina e Alemanha: Engenheiro de Serviços Técnicos, Diretor de Serviços, Diretor Industrial, Diretor Geral, Chief Information Officer (CIO) e Vice-Presidente.