Brigadeiro do Ar José Avellar

Brigadeiro do Ar José Avellar

O Brigadeiro do Ar Avellar é Graduado pela Academia da Força Aérea, como piloto militar, e também Graduado em Engenharia Mecânica-Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Possui Mestrado e Doutorado, também pelo ITA, em Engenharia Aeronáutica e Mecânica, área de Produção, MBA em Política e Estratégia – Centro Universitário de Lins; Curso de Altos Estudos em Política e Estratégia – Escola Superior de Guerra, Curso de Altos Estudos Militares – Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica entre outros.

Foi professor colaborador do ITA, professor assistente da Universidade Paulista (UNIP) em São José dos Campos - SP, professor e assessor da Escola Politécnica do Exercito (ESPE) em Quito – Equador, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) em São José dos Campos – SP, Comandante do Terceiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação em Belém, Comandante da Base Aérea de Manaus e Diretor do Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp), em São José dos Campos.

Possui mais de trinta anos de experiência na área da Aviação, atuando em atividades como Piloto e Instrutor na Aviação de Patrulha. Nos últimos 20 anos trabalhou na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Sistemas de Apoio à Decisão, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Envoltória de Dados (DEA), Programação Linear, Pesquisa Operacional, Métodos Quantitativos de Apoio à Decisão e Estatística Aplicada.

Atualmente, acumula a função de Chefe da Subchefia de Planejamento e Controle do Estado-Maior do Comando Geral de Apoio (COMGAP), em São Paulo, onde administra todos os recursos financeiros relacionados à área de Logística da Força Aérea Brasileira e também a função de Chefe da Subchefia de Administração do COMGAP, na qual é responsável pelo gerenciamento dos recursos humanos e pela área de capacitação do COMGAP.